Perfil do Linkedin desatualizado é o mesmo que perder oportunidades.

Perfil Linkedin
}

11/05/2021

l

Nanci Contarini

Perfil desatualizado no Linkedin é o mesmo que casa desarrumada, você pode perder muitas oportunidades no mundo dos negócios por isso.

Sabe aquela situação rotineira? Estamos todos em casa, inclusive trabalhando e muitas vezes a gente não dá conta de deixar a casa arrumada? Então, sempre tem um canto bagunçado, uma pia com louça pra lavar, roupas espalhadas, enfim… Vida normal de uma família, não é mesmo?

Mas, quando a gente recebe uma ligação de alguém que quer nos fazer uma visita. O que acontece? Sai todo mundo correndo, ajeitando tudo para, pelo menos, a casa ficar organizada e limpa pra receber a visita.

Se for alguém mais íntimo, talvez você nem se dedique tanto. Agora, se for alguém que possa te render algum negócio, por exemplo, um corretor que vai vender seu imóvel, a casa precisa estar impecável.

É disso que estamos falando, o Linkedin é um local de negócios, e o seu perfil é a porta de entrada para futuras oportunidades.

E como está? Atualizado, desatualizado, com foto, sem foto, sem resumo, sem suas experiências profissionais ou os principais projetos que já desenvolveu? É um pecado deixá-lo assim. É prejuízo na certa pra você.

O que será que as pessoas que visitam a sua “casa” na rede corporativa mais acessada do Brasil e do mundo, vão pensar sobre você?

Quantas oportunidades você já deixou de aproveitar, que nem sabe, só porque sua casa não estava ou está arrumada?

Alguns números

O Linkedin hoje abarca a maior quantidade de perfis profissionais do mundo, são cerca de 43 milhões de profissionais das mais diversas áreas e posições.

Só pra se ter uma ideia são: 280 mil executivos de nível C-Level, 230 mil donos de pequenas e médias empresas e 2,4 milhões de tomadores de decisões.

Todas essas pessoas estão na rede a fim de alavancar sua carreira ou negócio, e farão isso com quem tiver a mesma intenção e disponibilidade.

Já faz tempo que a rede não é mais um local somente de recrutamento e seleção, que você dedica tempo só quando está disponível no mercado.

Não perca oportunidades

Ah tudo bem, vamos imaginar que você esteja bem empregado, satisfeito com sua posição e acha que não precisa cuidar do seu perfil na plataforma.

Mas, acontece aquele evento com pessoas estratégicas do seu setor, você vai todo (a) preparado(a) pra fazer networking, saca aquela cartão bem impresso e entrega para as pessoas que lhe interessam. Aí no dia seguinte, aqueles profissionais pegam seu cartão e pra onde eles vão? Sim, para o Linkedin. Se eles gostarem do seu perfil, vão te pedir conexão, se não, vão esquecer seu cartão numa gaveta.

E se você estiver querendo fazer uma transição de carreira, trocar de empresa, de área, de setor, ou mesmo abrir um negócio. Já imaginou quem pode passar pelo seu perfil? Um recrutador, um possível sócio, um possível cliente etc.

E se você quiser se destacar na sua área, e alguém achar que você é interessante para fazer uma palestra num evento importante. O que ele vai encontrar no seu perfil?

Aí está a diferença em relação à visita presencial na sua casa. Você não será avisado quando a visita acontecer e não tem tempo de arrumar a casa pra ela. Só saberá que ela passou por lá, depois. E alguém importante pode ter pegado a pia cheia de louça pra lavar ou pior. Desagradável não é mesmo?

Por isso é muito importante ter o perfil atualizado e com informações estratégicas sobre você e sua trajetória profissional. O básico é ter um perfil “Campeão”, com as informações necessárias para que qualquer um entenda que pessoa e profissional você é, e quais são seus objetivos.

Comece pelo começo

Ah mas dá um trabalho fazer isso! Dá trabalho sim, mas você pode fazer aos poucos, durante uma semana, um pouco cada dia. E quando se der conta estará prontinho, só precisando de uma revisão a cada três ou seis meses, dependendo de seus objetivos.

Sim, não adianta atualizar e depois largar o coitado lá, anos sem revisão.

O Linkedin é uma vitrine e sua marca pessoal está exposta nela, a questão aqui é como está essa exposição. Será que alguém compraria você?

O primeiro passo para se destacar na rede e cuidar bem do seu perfil.

Deixo essa reflexão pra te motivar a dar esse passo. Faça uma análise do que precisa ser revisado, acrescentado e defina um plano de atualização, inclua na agenda. Vamos lá?

Se você precisar de ajuda pode me chamar, meu clientes tiveram ótimos resultados com minha consultoria para reposicionamento de marca. E tudo começa pelo perfil.

Agora se quiser mais informações, continue me acompanhando por aqui. No próximo artigo vou trazer dicas importantes de configuração e atualização da rede.

Se quiser também pode me seguir:

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/nancicontarini/

Instagram: https://www.instagram.com/contarinicomunicacao/

Compartilhe esta publicação:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite um orçamento

Política de Privacidade

7 + 3 =

Contarini Comunicação Estratégica

(12) 99712-5544

[email protected]